Os pneus dos automóveis são um dos itens mais importantes do veiculo, pois é ele quem faz o escoamento de água, transfere a potência ao solo, adere o veiculo ao solo nas condições mais extremas, transfere o potencial de frenagem dos freios e muito mais.

Sabendo da importância deste item, é fundamental usar sempre pneus novos, de boa qualidade e de preferência os melhores no eixo traseiro, independente da tração do veiculo.

Os pneus têm a capacidade de transmitir a situação da suspensão e freios do veiculo, uma vez que um item esteja danificado, o pneu apresentará algum tipo incomum de desgastes, além também de nos informar como o usuário costuma calibrar os pneus.

Devem ser verificados a cada 5.000km.

A montagem dos pneus deve feita por profissionais e respeitando as especificações de cada pneu. Lembrando que há pneus com lado interno e externo de montagem, sentido de rotação e também pneus sem lado de montagem.

Antes da montagem, deve ser verificado o estado da roda, interna e externamente e também a condição das válvulas. É recomendado trocar as válvulas, sempre que trocar os pneus.

Para um bom assentamento dos talões, o pneu deve ser cheio até 50 psi no caso de pneus de passeio e até 70 psi para pneus de caminhonete.